Desafios na obesidade


Fácil pensar o quanto se ganha de peso num curto período de tempo. Difícil é se programar para a grande escalada de perda de peso num prazo estimado de tempo. Vários fatores interferirão nesse processo como consciência do estado geral do indivíduo (sobre o seu corpo), disponibilidade psíquica para o evento. Determinação para enfrentar todas as mudanças devidas não só para o espaço de tempo programado para a perda de peso, mas também para a manutenção do peso perdido.
O que se deve fazer e pensar? Cada coisa no seu tempo! Primeiro: quem decidiu sobre a necessidade de perder peso? Foi encaminhamento de algum médico? Segundo: quem empurrou o indivíduo para a consulta, foi o conjuguê? Terceiro: perder peso para quê? Tem-se uma definição sobre a importância ou desejo do tratamento?
Pacientes geralmente veem de forma programada: preciso perder peso devido a minha saúde, não só por estética! Ou: meus exames vieram alterados; estou com gordura no fígado... Várias explicações são cabíveis para justificar o tratamento por parte do indivíduo, porém a dimensão real do problema de saúde que ele tem muitas vezes não é realmente dimensionada. A gravidade do seu quadro geralmente é percebida pelo médico ou por alguém do seu convívio que o ama de verdade para querer que ele se trate - não podemos dizer, querer que ele se cure, pois a obesidade é uma doença que exige tratamento para o resto da vida, mesmo que o indivíduo perca peso e o consiga manter por muitos anos.
Lançado o desafio: você está preparado para se tratar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo