Síndrome de Ovários Policísticos (SOPC)
SOPC é uma das desordens hormonais (endócrinas) mais comuns em mulheres na pré-menopausa e adolescência. Ela é caracterizada por uma dificuldade de ovulação (distúrbios menstruais), associada ao aumento de hormônios masculinos no sangue. Sua causa ainda não foi esclarecida mas parece ter uma influência hereditária importante, principalmente em famílias onde as mulheres se desenvolvem sexualmente mais cedo.
Os sintomas da SOPC podem ser variáveis e podem aparecer como únicos ou sob a forma de dois ou mais dos seguintes sintomas: acne, oleosidade acentuada na pele, excesso de pêlos (desde grau leve ou acentuado), queda de cabelo, ganho de peso com facilidade, diabetes (gestacional ou não), colesterol elevado, manchas escuras nas pregas da pele(acantosis nigricans), entre outros sinais que podem aumentar o risco para doenças cardiovasculares.
Há mais de 20 anos foi descoberto o primeiro caso de obesidade atribuído aos ovários policísticos associado ao diabetes. A partir daí, descobriu-se que as mulheres portadoras desta sindrome, independente da idade, e mesmo sem a obesidade, poderiam apresentar alterações do metabolismo do açúcar (glicose sanguínea) e serem consideradas, muitas vezes, como “pré- diabéticas”.
Alguns estudos modernos também têm relatado a associação de doenças tireoidianas em mulheres com SOPC, o que também aumentaria o risco da oscilação do peso e das alterações da glicemia, devido à “genética cruzada” que essas doenças apresentam com o diabetes .
O tratamento dos ovários policísticos, quando necessário, é direcionado para a queixa que a paciente apresenta, sendo muitas vezes voltado para o distúrbio menstrual, ou falta de ovulação. As queixas estéticas são as mais frequentemente encontradas no consultório de Endocrinologia, principalmente a obesidade. Alterações da pele, como a acne, manchas e pêlos também têm tratamentos específicos com o Endocrinologista. Sabe-se hoje que o tratamento da obesidade por si só já é capaz de melhorar todo o quadro clínico dos ovários policísticos, seja ele relacionado às questões estéticas como também a fertilidade, subtraindo-se assim, os possíveis riscos atuais e futuros para a instalação precoce do diabetes melitus.
Fonte:Dr. José O. Cervantes Loli -Endocrinologista & Metabologista (Título de Especialista pela pela SBEM). Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Psicossomática de São Paulo (SBMP-SP).
Clínica Cervantes. Fone:(43)34242344 http://www.clinicacervantes.med.br/ (novas sugestões para artigos serão bem vindas).
Comentários
Postar um comentário