O emocional e a Síndrome Metabólica (SM)
A síndrome metabólica caracteriza-se por “barriga saliente” (ou gordura abdominal, com ou sem a infiltração de gordura no fígado), triglicérides e/ou colesterol elevados, tendência a diabetes e a hipertensão arterial. Hoje esta síndrome é a maior causa de mortalidade pelos infartos do coração e do cérebro (“derrames cerebrais”). Estudos recentes demonstraram que o fator emocional pode aumentar ainda mais a taxa de mortalidade na SM, podendo dobrar o risco de morte. O infarto e as arritmias, com ou sem paradas cardíacas podem aparecer seis vezes mais nesses indivíduos com comprometimento emocional!
Entre as doenças psíquicas que estão associadas à SM, 10% das vezes estão a bipolaridade e a depressão maior; a esquizofrenia está em apenas 1%. A obesidade e o tabagismo também vêm normalmente associados, acentuando-se todos os riscos! Existe ainda um maior número de mortes através do suicídio, do alcoolismo e dos acidentes automobilísticos nesses casos.
É preciso conhecer e investir-se no diagnóstico emocional dos pacientes com a SM! Haverá um erro no tratamento do diabetes, da hipertensão arterial e da obesidade, caso o diagnóstico emocional não seja corretamente realizado! Uma doença psíquica, mesmo que sutil, quando mal tratada, pode impedir uma prevenção adequada tanto para as doenças relacionadas à SM quanto para a mortalidade cardiovascular.
Fonte: Dr. José Cervantes

Comentários

  1. Isso é verdade! Tenho distúrbio bipolar e síndrome metabólica e sinto que minha instabilidade de humor colabora para o não funcionamento do meu metabolismo, resultando em doenças como hipotireoidismo, hipertensão, diabetes, etc...
    O tratamento é longo. Tenho que ter paciência....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo