O sono e a Obesidade
Estudos recentes tem demonstrando que a insônia pode levar a obesidade devido a vários fatores hormonais.
Uma noite mal dormida pode aumentar um hormônio no trato digestivo chamado grelina, capaz de aumentar o apetite. Além disso, colabora por dificultar ainda mais a ação de um outro hormônio, a leptina, que produzida no tecido gorduroso seria a responsável por induzir à saciedade (sensação de satisfação alimentar).
O estresse crônico repetitivo da insônia pode elevar também um outro hormônio, o cortisol, responsável pela formação e perpetuação da obesidade abdominal, aquela que induz a um maior risco para hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicérides elevados, podendo fazer culminar com infartos e derrames.
Quando acordamos cansados, o dia também pode render menos, o estado de humor alterar e sermos induzidos a comportamentos compensatórios com agitação psíquica, como comer além da medida.
A insônia ainda pode piorar distúrbios do comer compulsivo, especialmente para os comedores noturnos.
Podemos concluir que um tratamento inicial para o emocional, ansiedade, e insônia já poderia colaborar expressivamente para o emagrecimento. Ainda se deve levar em consideração, que algumas medicações inibidoras do apetite podem levar à insônia e por isto devem ser utilizadas com muito critério e suas posologias bem direcionadas ao perfil de cada paciente. É, como diziam nossos avós, estamos redescobrindo que o equilíbrio realmente é necessário, tanto para comer, como para dormir! Cada vez mais se percebe que esta teoria antiga estava certa!

Comentários

  1. Artigo Dr. Cervantes: O Sono e a Obesidade


    Este artigo que você enviou vai de frente com um problema que estamos enfrentando na nossa família e a cada dia que passa tem nos deixado cada vez mais preocupados.

    O meu irmão sofre de compulsão noturna. A cada dia que passa ele anda mais nervoso, ansioso e gordo.

    Não sabemos como lidar com este problema, pela própria personalidade dele agressiva.

    Sabemos que ele está descontente com tudo e sabemos também que ele tem consciência e gravidade do problema, mas não sabe administrar.

    Ele não nos escuta, e gostaria de saber como devo articular este problema para poder ajudá-lo.

    Estamos todos muito preocupados, pois ele é hipertenso, nervoso e a cada dia que passa mais obeso. É uma pessoa carismática, querida, mas a obesidade está deturpando a vida dele pessoal e de saúde.

    Você já me ajudou tanto e serei sempre grata pelo carinho que encontrei na sua ajuda. Agora peço ajuda e um aconselhamento de como devemos proceder.

    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de complementar seu artigo.
    Varias são as causas de uma noite mal dormida,mas uma em especial gostaria de destacar,O Ronco e Apnéia do Sono,e como você já explicou isso também poderá contribuir para obesidade.
    Sou dentista em Jandaia do Sul e faço tratamento para Ronco e Apnéia do Sono através de aparelhos intra orais!!!!!
    Grande abraço!!!!!!

    Célia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Cervantes, agradeço pela matéria , concordo que tem mesmo tudo a ver, porque é terrivel em todos os sentidos uma noite mal dormida. Fique na Paz !!!
    Marlene

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo