Entrevista sobre a Tireóide



Dr. José O. Cervantes Loli
Endocrinologista & Metabologista
(Titulado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia & Metabologia)
Entrevista concedida à Tribuna do Norte, Apucarana.

1) O que é tireóide?
A tireóide é uma glândula que tem o formato de uma borboleta e fica localizada no pescoço, logo abaixo da cartilagem conhecida por “Pomo de Adão” ( gogó). Ela é responsável pela produção hormonal de T3 e T4, cuja função é a produção de energia para o organismo. Ela preserva o peso através do metabolismo adequado e promove uma substituição celular contínua prevenindo o envelhecimento precoce e proporciona a renovação dos cabelos, pele e unhas, além do funcionamento equilibrado de todos os órgãos.

2) Como podemos visualizar a tireóide no pescoço e sabermos se ela tem algum problema ?
O Endocrinologista tem habilidade prática no exame clínico da tireóide para definir se ela está ou não doente, porém um auto-exame inicial pode ser realizado em casa.
O material necessário para se auto-examinar é um copo de água e um espelho (de preferência com cabo)
1. Segura-se o espelho na mão e procura –se, no pescoço, a região logo abaixo do “Pomo de Adão”. A tireóide está localizada aí.
2. Inclinando-se a cabeça para atrás, o pescoço fica mais exposto e aí então se localiza com o espelho, a região da tireóide
3. Bebe-se um gole de água
4. Com o ato de engolir, a tireóide sobe e desce e aí pode se observar se há algum aumento ou saliência na glândula. Deve-se ter o cuidado para não confundi-la com o pomo de Adão.



Sabendo-se que a tireóide está maior que o normal ou saliente quais os sintomas que teríamos?
Os sintomas podem ser locais, na região do pescoço, devido às compressões: dificuldades para deglutir, respirar ou rouquidão.
Caso ela funcione demais (hipertireoidismo) o nosso corpo começa a funcionar mais rápido: dorme-se pouco ; o coração dispara; o intestino solta; fica-se agitado e sente-se como se estivesse com muita energia apesar de um cansaço extremo; os cabelos crescem com maior facilidade e caem bastante; as unhas se enfraquecem; sua-se muito; tem-se irregularidade menstrual; perde-se muito peso; os olhos podem ficar saltados.
Caso ela funcione pouco ( hipotireoidismo) o nosso corpo começa a funcionar muito lentamente: Tem-se sono excessivo; memória fraca; depressão; o coração bate devagar; o intestino fica preso; o cansaço é grande; tem-se muita dor nas juntas e pelo corpo; a pele fica seca, pálida e descamativa; os cabelos caem; ganha-se peso; ocorre irregularidade menstrual, que pode similar menopausa precoce; incha-se com facilidade.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo