Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)
Toda síndrome caracteriza-se por um conjunto de sinais (o que o medico vê no paciente) e sintomas (o que o paciente sente). Desta forma, ovários policísticos significam: Ovários aumentados de volume, normalmente ao ultrassom (USG) com vários folículos (óvulos não liberados) originando pequenos cistos, daí o nome policisticos (vários cistos). Nem todas as mulheres com SOP terão a USG alterada no diagnostico, apenas 20% delas a terão, daí a importância de outros sinais clínicos, alem da USG, para o medico fazer o diagnostico desta síndrome. Os outros sinais são: aquela mulher, que quando menina, teve pêlos pubianos “antes da hora”, e que depois evoluiu, já com anormalidades menstruais, e que muitas vezes chegam a ter ausência de menstruação, e devido a isto, a infertilidade e risco elevado de endometriose. Cinquenta porcento das mulheres apresentam, também, excesso de pêlos em locais caracteristicamente masculinos. Acnes são comuns.
Existe ainda alta associação da SOP com a Síndrome Plurimetabolica, que é a obesidade abdominal, associada à dislipidemia (alteração do colesterol e triglicérides), com tendências a hipertensão arterial e risco elevadíssimo para o diabetes, inclusive o gestacional, o que determina um risco sete vezes maior para o infarto agudo do miocárdio.
Como deve-se diferenciar a SOP de outras doenças hormonais, alguns câncer glandulares (adrenal, ovários ), além das repercussões estéticas e metabólicas que ela ocasiona, esta síndrome é tratada especialmente pelo Endocrinologista, especialista em hormônios e metabolismo e que trata por exemplo, a obesidade e o diabetes.
A foto acima é de uma paciente que desenvolveu coma diabético devido SOP. Hoje encontra-se sem insulino terapia e trata apenas o ovário e a obesidade.
Dr. José O Cervantes Loli
Endocrinologista & Metabologista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tireoidite de Hashimoto

Recado aos pais!

Excesso de insulina