A Tireóide e o Hipotireoidismo



A Tireóide e o Hipotireoidismo

É bastante comum no consultório do Endocrinologista o paciente procurar uma única causa que possa justificar vários transtornos para a sua saúde. Isto especialmente ocorre ao se tratar da glândula tireóide.
Ela é a responsável pela queima dos micronutrientes provindos da alimentação. Depois os transforma em energia para um funcionamento harmonioso das nossas células, dos nossos órgãos e do nosso corpo. Quando ela produz pouco dos seus hormônios instala-se uma doença denominada de Hipotireoidismo. A partir daí acumula-se nutrientes além das nossas necessidades dentro das nossas células. A gordura começa a se localizar nas células adiposas resultando na Obesidade. O aumento do colesterol e dos triglicérides no sangue aumenta o risco para o infarto. A retenção de líquidos leva ao inchaço e também a formação de celulite.
A pele passa a obter uma coloração amarelada tornando-se áspera, ressecada. O cabelo seco, e com quedas. As unhas se enfraquecem.
A anemia aparece. Ocorre alteração da mímica facial. A face fica envelhecida e deprimida.
O aumento do volume da língua traz uma voz lentificada como se fosse por embriaguez e na mulher esta pode ser facilmente confundida com a voz do homem. A rouquidão ocorre pelo aumento da tireóide que está localizada próximo às cordas vocais, na região anterior do pescoço e também pela falta de saliva.
Há uma redução global da lubrificação do corpo. As lágrimas e o suor ficam escassos. A pele fica fria. A vagina fica ressequida, gerando “desmotivação, falta de prazer e dor à relação sexual”. O fluxo menstrual diminui simulando uma menopausa precoce. O intestino fica preso.
A dor muscular ocasiona cansaço fácil e uma dificuldade para atividades habituais, o que se faz confundir com a fibromialgia. Dores gerais pelo corpo e nas “juntas” simulam artrites.
Ao nível do sistema nervoso central, ocorre uma lentificação da memória, tonturas, depressão, irritabilidade e alterações do sono.
Uma avaliação completa da tireóide, e do ponto de vista hormonal, pode ser muito preciosa. Uma disfunção parcial desta glândula pode passar despercebida e ser confundida com inúmeras outras doenças, determinando um tratamento inadequado. Os seus sintomas podem estar localizados em todas as partes do organismo.

Comentários

  1. Descobri recentemente que tenho Hipotireoidismo e assim que descobri iniciei o tratamento isso faz dois meses mas quem esta fazendo o acompanhamento comigo é uma clinica geral e gostaria de saber se preciso procurar um especilalista. Gostaria de saber tbm se nao poderei ingravidar devido a doença.

    Atenciosamente.
    Daniele

    ResponderExcluir
  2. ando ja 4 anos fazendo tratamento da tiroide ,mas tenho muita dor no corpo , ansiedade de corre, agora sinto gosto de sangue na boca , ganhei 14 quilo a mais quero sabe posso tomar ração humana ando muito estresado pois minhas regras naõ vem passo mal dos meses de cama muito dor de cabeça , me res obrigado

    ResponderExcluir
  3. descubrie 4 ano que tenho tiroide engordei 14 quilo , tenho muita dor no corpo dor cabeça mais regras naõ vem , agora tenho gosto de sangue na boca direto quero sabe posso tomar ração humana

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu esta com a tiroide enxada quase 10 cm do lado direito do pescoço, sente muita tonturas e sonolincias, o medico depois de vários exames, indicou para que ele faça uma cirurgia para a retirada da tiroide, estou em duvida será ele vai tirar parcial ou integral a tiroide do meu pai, o que icomoda mais são as tonturas ele vai melhor das tonturas a da solnolincias assim que fazer a cirurgias ele tem 71 ano de idade e três teve um avc emorragico.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomas do hipertireoidismo

Excesso de insulina