Tireoidite de Hashimoto


A Tireoidite de Hashimoto é uma das causas mais comuns de hipotireoidismo e como já explicitado em artigo anterior, significa baixa função da tireóide. O hormônio tireoideano (T3 e T4) começa a reduzir. O organismo vai se tornando metabolicamente lentificado e queimando menos calorias. Isto resultaria em vários sintomas do Hipotireoidismo, entre eles a obesidade, o colesterol e os triglicerídeos elevados, além de inchaço, sono excessivo, cansaço, dores musculares, memória reduzida, depressão, entre outras alterações psiquiátricas.
A Tireoidite de Hashimoto (nome do médico japonês que a descobriu) é uma inflamação crônica na tireóide (lenta e duradoura). Não se trata de um quadro agudo (rápido e auto-limitado) aonde existiria a dor, a febre. O tratamento não seria à base de anti-inflamatórios e antibióticos. Ela geralmente é indolor e só pode ser percebida quando se instala um bócio (aumento do volume da tireóide ou no pescoço), ou quando acontecem os sintomas do hipotireoidismo, citados acima.
A lesão da tireóide ocorre devido a uma auto-imunidade, uma produção “doentia” de anticorpos que destroem as próprias células do organismo, ao invés de destruírem, como de praxe, apenas as células infecciosas e anômalas com potencial cancerígeno.
Esta doença tem origem genética ou hereditária. Normalmente quando uma pessoa da família descobre o diagnóstico, outras pessoas são diagnosticadas através de um pedido de exame adequado. Aparece bastante, associada ao Diabetes. O famoso TSH frequentemente pedido pelos médicos é um exame apenas de triagem diagnóstica; mesmo ele estando normal não dá para se descartar uma tireoidite de Hashimoto em evolução.
O tratamento se dá através da reposição hormonal adequada do hormônio tireoideano. Quando esta não se realizar corretamente pode levar às diversas patologias que são consideradas complicações da Tireoidite de Hashimoto, como o infarto e as arritmias cardíacas, além da osteoporose e de inúmeras outras lesões para o organismo. O diagnóstico e o tratamento precoce desta tireoidite tem melhorado não só a qualidade de vida dos pacientes por ela acometidos, mas acima de tudo, prevenido muitas das suas possíveis e indesejadas complicações.

Comentários

  1. Precisa e elucidativa a exposição do Dr. Cervantes. Sofri muito com essa doença até chegar à dosagem correta do hormônio (Puran T-4 100 mcg). A informação a respeito da tireoidite de Hashimoto é, acima de tudo, questão de saúde pública, especialmente quando exposta assim de maneira clara e de fácil comopreensão.

    ResponderExcluir
  2. Há pouco descobri que possuo está doença, e muito procurei na internet sobre ela e com toda a certeza está foi a melhor resposta encontrada. Pois esclareceu minhas dúvidas e medos. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Ja tendo o diagnostico da tireoidite de hashimoto, mas mantendo os exames tsh t3 e t4 normais, como se livrar dos todos os sintomas acima descritos?

    ResponderExcluir
  4. Fui diagnosticada com tireoidite de Hashimoto á 15 anos,até então faço uso de levrotiroxina,infelizmente ainda não fiquei livre dos sintomas,existe algo mais que posso fazer?Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Rosania, fui diagnosticada recentemente pelo neurologista onde me trato, Desde 2002 tenho tido tantas doenças e a resposta sempre foi de fundo emocional. Atualmente estou confusa e não sei mais o que poderá acontecer comigo. Perdi a visão esquerda, faço tratamento neurologico e uso remédio para pressão alta. Desejo saber o que fazer para melhorar minha saúde e impedir que esta doença causa mais dano ao meu organismo. obrigada

    ResponderExcluir
  6. ola eu teiho tiroide mas amiha emgorda eu ñ gosto diso saber a miha mae fica dando remedio mas nao adianta nda mas oqe eu posso faser

    ResponderExcluir
  7. Minha filha foi diagnosticada com este tipo, porem ela com 20 anos pesa 41 quilos....

    Será que está certo este diagnostico?

    ResponderExcluir
  8. A medica fez o diagnóstico e descobri que estou com essa doneça. Senti muitas palpitações...foi terrível, mas agora estou sendo medicada e bem melhor!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sintomas do hipertireoidismo

Excesso de insulina