Sou mulher e tenho hormônios masculinos elevados. Quais os prejuízos para minha saúde?

Os hormônios caracteristicamente masculinos são a androstenidiona, DHEA, SDHEA, 17-alfa-hidroxiprogesterona, testosterona, também chamados de hormônios androgênicos. Todos nós, homens, mulheres, produzimos hormônios masculinos e femininos, porém, o que predomina é o hormônio do próprio sexo. Acontece que às vezes existem algumas disfunções ou até doenças que mudam o predomínio desses hormônios no organismo, por exemplo: A síndrome dos ovários policísticos e a hiperplasia congênita da glândula supra-renal no organismo feminino podem aumentar os níveis desses hormônios androgênicos o que poderia causar sinais de excesso de hormônios masculinos como queda de cabelo no couro cabeludo (tendência à calvície) e excesso de pêlos em locais caracteristicamente masculinos (face, tórax, região interna das coxas, dorso), além de acne, oleosidade acentuada na pele e couro cabeludo, irregularidade menstrual, infertilidade, entre outros sinais e sintomas clínicos característicos, como a obesidade. Esses hormônios podem vir associados a outras alterações de exames, como um ultrassom de ovários alterado, além de manifestações metabólicas como colesterol e triglicérides elevados, e risco aumentado para diabetes, inclusive o gestacional.

Fonte: Dr. José O. Cervantes Loli
(Endocrinologista em Apucarana).

Comentários

  1. Qual é o tratamento para esse tipo de problema?

    ResponderExcluir
  2. O tratamento se baseia na causa. Normalmente, o excesso de hormônio masculino pode estar associado ao ovário ou à glândula adrenal. Existem causas desconhecidas. Usa-se medicações para a causa de base; até cirurgia, se for um problema da adrenal. Também, medicações que agem contra a ação dos hormônios masculinos.

    ResponderExcluir
  3. olá me chamo bruna e eu tenho excesso de masculino, quais o tratamento que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Sou homem , tenho 25 anos, tive muita acne na adolescência e tenho até hoje, só que em menor quantidade e uma pele muito oleosa, Será que tenho exesso de hormônios como a testosterona por exemplo?

    ResponderExcluir
  5. ola. meu filho esta com excesso de 17 alkfa hidroxiprogesterona. isso é grave? obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo