Sintomas do hipertireoidismo


Sintomas do hipertireoidismo

        O hipertireoidismo caracteriza-se como uma doença tireoideana onde existe uma produção excessiva dos hormônios tireoideanos, T3 e T4. Como estes hormônios estão elevados o organismo fica com excesso de energia e com o metabolismo acelerado. Vive-se num estado hiperadrenérgico, ou seja, como se estivéssemos fervilhando em adrenalina, ou num estresse exagerado. Nosso coração palpita (estado de arritmia cardíaca), a pressão arterial se altera, tem-se os vasos sanguíneos se dilatam, ficando a pele vermelha e umedecida, sua-se muito. Pode-se ter diarréia, emagrecimento rápido, afilamento do cabelo e este torna-se quebradiço.
Pode ocorrer febre muito mais acentuada em qualquer situação infecciosa comum, piorando todo o quadro clínico de agitação, psíquica ou corpórea. Ocorre insônia e em casos mais raros, surtos psicóticos.
Os olhos podem saltar para fora do globo ocular, como se o paciente estivesse permanentemente assustado. O pescoço pode ficar grosso devido ao bócio (ou “papo”).
No hipertireoidismo, qualquer situação de estresse aparece então numa dimensão exagerada, quadro semelhante ao que ocorre numa síndrome de pânico. Isto vem demonstrar o quanto o hipertireoidismo e outras doenças da tireóide podem se manifestar com sintomas psíquicos, além dos sintomas físicos. Por isto existe a necessidade do Psiquiatra e do Endocrinologista saber diferenciar, por exemplo, o diagnóstico de síndrome de pânico, do hipertireoidismo.
Existem várias causas que determinam o hipertireoidismo e tratamentos diferenciados serão necessários. Isto caberá ao Endocrinologista, o médico especialista em tireóide, que antes de tudo é um clínico geral e sabe relacionar todos os sintomas da tireóide, aos diversos órgãos humanos, inclusive ao cérebro ou ao psiquismo.
       

       

 Dr. José Cervantes Loli
Endocrinologia/ Medicina Psicossomática.
(43) 3424 2344.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina