Sintomas do Hipotiroidismo em diferentes idades


          
Os hormônios tireoideanos, T3 e T4, coordenam a função de todas as células do corpo, de todos os órgãos. Portanto, quando a tireóide funciona pouco, produz menos T3 e T4, ocorrendo o hipotireoidismo. Desta forma, nosso organismo e nosso metabolismo funcionarão pouco. Nem todas as pessoas apresentarão os mesmos, nem todos os sintomas do hipotireoidismo. Estes sintomas serão mais freqüentes nos adultos jovens, desde a adolescência, até, aproximadamente, os 35 anos de idade, e serão menos freqüentes nas crianças e nos idosos.
A causa mais freqüente e conhecida de hipotireoidismo nos adultos jovens é a Tireoidite de Hashimoto, que pode causar sintomas no pescoço como “papo” ou bócio, pela destruição e estimulação da tireóide devido a anticorpos circulantes sangue. Pode ocorrer ainda no pescoço, dificuldade para engolir, ou respirar; voz lentificada e rouca. 
Como a tireóide funciona pouco, todo o organismo parece economizar energia, já que não tem muita para queimar, trazendo ganho de peso e aumento do colesterol, devido à baixa queima calórica; sensação de muito frio, cansaço, fadiga; anemia; pele amarelada e seca e manchas escuras na face; dor nos músculos e nas juntas; Intestino preso e digestão lenta; inchaço; queda de cabelo, unhas quebradiças; depressão, irritabilidade, memória fraca; diminuição do desejo sexual, falhas menstruais, ausência de menstruação, o que faz até parecer uma menopausa precoce; infertilidade e aborto de repetição.
Na infância, normalmente ocorre atraso no crescimento estatural, obesidade e dificuldade de aprendizado.  O hipotireoidismo congênito é descoberto através do “teste do pezinho” durante a primeira semana de vida e quando não diagnosticado e tratado rapidamente leva ao retardamento mental e a graves deformidades ósseas.
Nos idosos, os sintomas mais comuns são depressão e apatia, além de memória fraca e descompensação de doenças cardíacas e da pressão arterial.
Finalmente, todos esses sintomas apresentados só podem ser atribuídos à tireóide quando são complementados com um minucioso exame físico realizado pelo médico, além de exames laboratoriais. O Endocrinologista é o especialista que trata as doenças da tireóide.
Dr. José O. Cervantes Loli
Endocrinologista e Metabologista
(43) 3424 2344

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo