HÁBITOS ALIMENTARES


Desde a tenra infância, os hábitos alimentares adquiridos servem para originar doenças metabólicas como obesidade e diabetes caso esses hábitos sejam incorretos.
No consultório vê-se pessoas obesas devido o hábito de comer poucas vezes ao dia, ou por não tomarem o café da manhã, ou ficarem a manhã toda sem comer e fazendo um almoço copioso, rico em carboidratos.
A pessoa que passa muito tempo sem comer acaba apresentando hipoglicemia (glicemia – açúcar – baixo no sangue), o que leva à voracidade alimentar por alimentos – carboidratos como arroz branco, massas, pães brancos e doces na sobremesa. Esses carboidratos elevam rapidamente a glicemia causando alívio da ansiedade alimentar.
 Esta pessoa não vai querer comer a salada, essencial, no almoço para se ter saúde e assim evitar a obesidade e o diabetes; nem vai comer frutas na sobremesa. Quando se fica muito tempo sem comer torna-se mais difícil querer os vegetais. Ao passo que, quando se come várias vezes ao dia, necessita-se de menos carboidratos para aliviar a hipoglicemia.
Os vegetais são ricos em fibras e no tubo intestinal favorecem uma absorção lenta e gradual da glicose gerada pela digestão dos alimentos, especialmente dos carboidratos.
 Quando a glicose é absorvida lentamente determina taxas glicêmicas normais, não elevadas, não forçando o pâncreas, órgão produtor de insulina, que baixa a glicose no sangue, a trabalhar demais, não produzindo hipoglicemia. Isto também reduz o risco para diabetes porque não leva ao esgotamento do pâncreas.
É por isso, também, que os carboidratos, ricos em fibras como o arroz integral, o pão integral, o macarrão integral, as bolachas integrais, as barras de cereais integrais, a granola diet favorecem o emagrecimento e previnem a obesidade e diabetes.

Comer várias vezes ao dia, em quantidade moderada, aumentando –se a ingesta de saladas e frutas e dando-se preferência aos carboidratos integrais é que se previne a obesidade, especialmente a abdominal,evitando-se o diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo