Jejum prolongado engorda


Ficar muito tempo sem comer, principalmente algum alimento que contenha carboidrato, engorda sim!
Quando o intervalo entre as refeições se extende demais, sem os lanchinhos intermediários, a glicemia (açúcar no sangue) começa a baixar, gerando muito estresse para o organismo, especialmente para o cérebro. É como se o indivíduo fosse entrar em pane, num colapso nervoso e isso gera ansiedade e aumenta alguns hormônios de estresse responsáveis por aumentar a glicemia, para a pessoa sobreviver e não correr risco de vida.
Esses hormônios de estresse, como o cortisol, GH, adrenalina, entre outros “roubam” glicose do fígado e das fibras musculares para subir a glicemia. Ou seja, um dos mecanismos de engorda, está explicado: Jejum prolongado desmancha fibras musculares, que libera glicose para o sangue como fonte de energia e daí, como a pessoa não utiliza toda essa glicose para queimar, a insulina, outro hormônio responsável por retirar a glicemia do sangue para não ocorrer o diabetes, faz armazenar a glicose que veio do músculo, em gordura abdominal.
Resumo: Jejum prolongado traz queda da glicemia, que eleva os hormônios de estresse, que desmancha músculo e transforma em gordura através da insulina.
Você está esperando o que para comer? É claro que comer, carboidratos saudáveis, das frutas, dos derivados do leite, magros, e produtos integrais como pães torradas e bolachas, entre outros que podemos orientar em outar ocasião.

Mande sua sugestão de artigos ou tire suas dúvidas pelo Email da revista ou da Clínica Cervantes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo