Diagnóstico e importância das doenças na Tireóide
A aparente epidemia das doenças tireoideanas se deve à evolução da medicina e devido à Endocrinologia, especialidade relativamente nova que estuda e trata da tireóide. A evolução e barateamento dos exames laboratoriais, TSH e T4 livre, testes de ouro para triagem dessas doenças são capazes de diagnosticar mais precocemente disfunções da tireóide como o hipo e o hipertireoidismo. O ultrassom da tireóide descobre rapidamente, nódulos, alertando sobre aqueles que podem ser malignos. O Teste do pezinho também aumentou o diagnóstico de hipotireoidismo congênito, diminuindo a mortalidade e sequelas, como o retardamento mental e deformidades ósseas graves na infância.
A importância do diagnóstico precoce das doenças tireoideanas ameniza a mortalidade geral, induzida por doenças que só crescem na atualidade, como a depressão, e principalmente, as doenças cardiovasculares. Com o tratamento da tireóide reduz-se infartos do coração e do cérebro e a reposição do hormônio tireoideano colabora para o tratamento da bipolaridade e da depressão, reduzindo a mortalidade não só pelo adoecimento físico através da obesidade, hipertensão arterial e elevação do colesterol, mas também pelo suicídio devido às doenças psiquiátricas. Medicações utilizadas na psiquiatria e cardiologia, como carbolitium e amiodarona, podem acelerar o aparecimento de doença tireoideana.
As mulheres sempre foram as mais comprometidas pelas doenças da tireóide, provavelmente devido às alterações do peso corporal e as maiores oscilações dos hormônios sexuais que elas tem durante a vida, como na puberdade, gestação, pós-parto e menopausa. Por isso, o alto índice de diagnóstico de doenças tireoideanas pelos ginecologistas. Além do mais, a tireóide afeta a fertilidade, aumenta risco de abortos, e causa distúrbios menstruais que chegam a simular menopausa precoce. Na menopausa o risco para infarto do miocárdio normalmente já é mais elevado do que na população geral e o hipotireoidismo também aumenta ainda mais esse risco devido ao aumento do colesterol e da obesidade abdominal.
O diagnóstico e tratamento precoce das doenças da tireóide colaboram ainda com a melhoria na qualidade de vida, tendo em vista a tireóide ocasionar sintomas extremamente desconfortáveis para o organismo.
Dr. José O. Cervantes Loli
Endocrinologista e Metabologista
(43) 3424 2344


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tireoidite de Hashimoto

Recado aos pais!

Excesso de insulina