Retinopatia diabética
O termo retinopatia se refere a doença na retina – parte do olho responsável pela formação das imagens que enxergamos. Devido às alterações nos vasos sanguíneos ocorridas após alguns de diabetes mal controlado é que aparecem os primeiros sinais de lesões na retina.
A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em diversos países e a cegueira é 25 vezes mais fácil de ocorrer num diabético do que numa pessoa normal.
Existem vários tipos de diabetes e entre eles os mais comuns são o tipo 1 e o tipo 2.
O tipo 1 é aquele da infância e juventude e torna o indivíduo insulino-dependente desde o início da doença. Nesse tipo de diabetes a falta de insulina pode levar ao coma e morte rapidamente caso a glicemia não seja controlada pela insulina. 35% dos diabéticos do tipo 1 já apresentam algum grau de retinopatia após os primeiros 5 anos de doença.
O diabetes tipo 2 ocorre mais na idade adulta e está muito associado à obesidade abdominal e à genética familiar. A maioria desses pacientes quando descobrem o diabetes já apresentam a retinopatia devido a demora para se fazer o diagnóstico e tratamento do diabetes. Essa demora ocorre devido os diabéticos tipo 2 poderem viver sem tratamento e sem risco de morrer rapidamente por vários anos seguidos.
Parar se prevenir a retinopatia diabética torna-se fundamental o diagnóstico precoce do diabetes e até do pré-diabetes, especialmente naquelas pessoas com obesidade abdominal e que teem genética para o diabetes tipo 2. Deve também tratar rigorosamente o diabético do tipo 1. O Endocrinologista é o especialista do diabetes e da obesidade.
Comentários
Postar um comentário