Fraturas e Osteoporose

Fraturas e Osteoporose
               
A Osteoporose é uma doença de rarefação óssea onde ocorre perda acentuada do osso de forma progressiva. Na mulher essa perda se dá rapidamente e especialmente após os primeiros 5 anos de menopausa e no homem ocorre normalmente após os 70 anos de idade pela deficiência de vitamina D3 e ingesta de cálcio.
O paciente portador de osteoporose tem maior risco de doenças e morte devido às fraturas ósseas que podem ocorrer na terceira idade.
                As fraturas minúsculas e progressivas na coluna (vértebras) são as mais comuns e podem ocorrer por uma queda da própria altura ou movimentos que forcem demais a coluna.  Essas pequenas fraturas que não aparecem no raio x não dão sintomas na hora, porém vão causando deformidades e causando cifose (corcunda na coluna, aprofunadamento da coluna lombar, além de desvios) e as dores vão sendo progressivas. Também ocorre perda da estatura e risco de grandes fraturas na coluna visíveis ao raio x.
                As fraturas que causam maiores transtornos e mortalidade são as do fêmur (da bacia). Essas fraturas são muito mais comuns nas mulheres com mais de 70 anos de idade e aumentam a taxa de morte a cada ano que passa em pelo menos 20% dessas pacientes. Metade dessas pacientes ficarão acamadas ou incapacitadas durante meses ou anos o que aumenta a mortalidade por pneumonias.

Falaremos de outras causas de osteoporose e seus fatores de risco para que ocorram em outros artigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo