Por que o hipotireoidismo engorda


                                                                       Por que o hipotireoidismo engorda?

A tireóide é uma glândula com o formato de uma borboleta localizada na região anterior do pescoço e quando a sua produção hormonal fica reduzida devido a uma doença pode ocasionar o bócio (ou papo), lentificando todo o metabolismo, o propulsor energético do organismo. Isto reduz a queima calórica trazendo menor queima de gordura, além de reduzir o metabolismo do fígado fazendo acumular colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. Por isso o hipotireoidismo aumenta o risco de obesidade e para infarto do miocárdio (coração) e derrames, caso o hormônio tireoideano, em deficiência no organismo, não seja reposto em dose adequada.
Além do mais, o hipotireoidismo determina a diminuição da função de outros órgãos que causarão a sensação de aumento do volume do corpo: os rins, se lentificam, causando inchaço e este causará fadiga, sensação de mãos e braços grossos e pesados, celulite, “enformigação” nas mãos, e voz lentificada. Também ocorrerá infiltração dos músculos e da pele por proteínas anormais gerando um espessamento corpóreo com dor muscular, redução da sudorese (pele seca), dores nas juntas (pela falta de lubrificação) e redução da termogênese (queima de calorias), ficando a pele fria e com características estéticas bastante desagradáveis.
 Todos estes sintomas geram muito desconforto e os pacientes, normalmente mulheres, no pós- parto e na menopausa, acabam evoluindo com depressão, queixas de baixa concentração, memória ruim, baixo desejo sexual e até mesmo sensação de menopausa precoce. Os homens podem evoluir com obesidade abdominal e impotência sexual.
Não só pela obesidade, mas sim devido a todas estas outras consequências físicas e psíquicas apresentadas pelo hipotireoidismo, é que as mulheres ficam tão incomodadas. 


Dr. José Cervantes Loli
Endocrinologia/ Medicina Psicossomática.
(43) 3424 2344.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de insulina

Sintomas do hipertireoidismo